Por que Nossa Senhora Mãe dos Homens?

Conta a história, ou lenda, que na cidade de Lisboa, Portugal, um frade corria os botequins com uma imagem de Nossa Senhora para rezar com os bêbados.

Com esta prática, muitos abandonaram o alcoolismo e reformularam suas vidas.

Deste fato, aquela imagem passou a ser chamada de "Nossa Senhora Mãe dos Homens".

Como surgiu a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá?

A Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens é a mais antiga da Diocese de Criciúma. Sua sede é a cidade de Araranguá.

Em 04 de maio de 1848, o Cabido Curial do Rio de Janeiro concedeu a fundação da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Já antes, em 1815, no dia 02 de setembro, Dom José Caetano da Silva Coutinho havia cedido licença para que em Araranguá, os padres que atendiam Laguna construíssem uma Capela.

Desde 1864, a Paróquia teve 20 Párocos.

Atualmente está sob os cuidados do Pároco Pe. Alírio Leandro e dos auxiliares, Pe. Vilcionei Baggio – pertencente a congregação dos Josefinos de Murialdo,  e como vigário Pe. Thiago De Moliner Eufrásio.

Vale lembrar que, mesmo tendo passado por aqui elevado número de sacerdotes, nestes anos de história, a Paróquia não tem registro de nenhum filho que tenha sido ordenado sacerdote, nascido no seu território.

Hoje, a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens é formada por 14 Comunidades, organizadas.

São Comunidades, em sua maioria, urbanas, algumas, litorâneas e poucas rurais.

Como vivência eclesial a Paróquia esmera-se em seguir o Plano Diocesano de Pastoral, respeitando a identidade de sua história e formação.

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Praça Hercílio Luz, 286, Centro, Araranguá/SC - Cep 88900-000