Comunidades

Jardim das Avenidas – São Francisco de Assis

História da Comunidade

A comunidade de Jardim das Avenidas iniciou-se em 1986. Na época, muito pobre e sem qualquer organização, foi necessário que pessoas mais abnegadas formassem uma comissão e criassem a Associação de Moradores do Jardim das Avenidas.

Logo receberam a doação de quatro terrenos onde, após várias reuniões, acordaram em erguer a sede do Centro Comunitário. Até então as reuniões eram realizadas embaixo de árvores ou no Lar São Vicente de Paulo, onde a comunidade já havia plantado uma Cruz. Era lá que se encontravam para tratar dos assuntos da Associação e da comunidade eclesial.
Houve sempre engajamento de ambas as partes, trabalho e união.
O padre Lino Brunel, na época pároco, iniciou as celebrações ao pé da Cruz. Os setores como CAEP, catequese e liturgia começaram a se organizar. Os cultos aconteciam todos os domingos.
Quando foi erguido o centro comunitário, a comunidade católica sentiu vontade e a necessidade de escolher o santo padroeiro. Organizaram uma pesquisa, visitaram famílias e estas indicaram vários nomes. Houve nova reunião, e então, com a participação de 147 pessoas, nasce aí o nome do padroeiro, São Francisco de Assis, defensor da natureza, dos animais e dos pobres. Não poderia ser outro, pois o Bairro Jardim das Avenidas tem quase todas as ruas com o nome de flores.
A igreja foi sendo erguida com o trabalho árduo de muitas pessoas voluntárias e comprometidas com a evangelização da comunidade. Faziam rifas, festas em tendas, enfim, tudo o que podia ajudar para que a igreja se tornasse uma realidade.
Nesta caminhada de evangelização a comunidade foi crescendo na fé, no ardor missionário e se organizando com os mais diversos setores de pastoral.
Hoje a comunidade conta com diversas pastorais e movimentos organizados, como o Apostolado da Oração, Catequese, Dízimo, Mãe Peregrina, Liturgia etc. Atualmente, o Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC) tem como coordenadores Mauricio Réus e José Carlos Cabreira.

A festividade de São Francisco de Assis é uma das mais tradicionais da paróquia e reúne centenas de devotos.

• Celebração da Palavra de Deus todos os domingos às 09:00.
  • Santa Missa na primeira sexta-feira do mês às 19:30 com oferta do Dízimo, e no segundo domingo do mês às 09:30.

Conselho Pastoral da Comunidade

• Coordenador (a): Adilor de Souza Vieira.
  • Vice-Coordenador (a): Sidnei Francisco Dias.