COMUNIDADES

Jardim das Avenidas – São Francisco de Assis

Historia da Comunidade

Por volta do ano de 1986 iniciou -se um trabalho de organização da comunidade .Padre Lino Brunel começou as celebrações no asilo São Vicente de Paula .Receberam em doação 4 terrenos e iniciaram a construção do centro comunitario onde realizavam as catequeses encontros festivos e ações deversas .Em pouco tempo a comunidade já tinha seu templo sagrado e diga-se de verdade ´´um lindo tempo´´Esta comunidade e uma das maiores da pároquia e a exemplo das demais viveu grandes dificuldades .Anunciou uns dos coordenadores ´´precisamos escolher nosso padroeiro ´´então pediram para comunidade reflertir ates de opinar.Foi quando um grande encontro aconteceu e pela grande maioria foi escolhido como padroeiro , São Francisco de Assis.Jardim das Avenidadas vive na fé e de forma organizada.

Conselho Pastoral da Comunidade

Coordenador (a)

Adilor de Souza Vieira

Vice-Coordenador (a)

Sidnei Francisco Dias

PADROEIRO SÃO FRANCISCO DE ASSIS - COMUNIDADE JARDIM DAS AVENIDAS

A comunidade do Jardim das Avenidas, em 1986 era conhecida por loteamento Jardim das Avenidas. Era muito pobre e não tinha uma organização. Neste ano de 1986, pessoas da comunidade fizeram um levantamento Sócio Econômico sobre a comunidade, juntamente com os moradores do Morro Sul, Vila Batista, Parque Centenário e moradores da Rua Jorge Lacerda. Foi feita uma Comissão Provisória pró-formação da Associação de Moradores do Jardim das Avenidas. Logo receberam em doação 4 (quatro) terrenos onde, após varias reuniões, concordaram em erguer a sede do Centro Comunitário. Essas reuniões eram realizadas embaixo de arvores ou, no Lar São Vicente de Paula onde a comunidade já havia plantado uma Cruz, após levá-la numa sexta- feira Santa. Era lá que se encontravam para tratar dos assuntos da associação e assuntos da Igreja. Houve sempre engajamento muito grande de ambas as partes. Trabalho de união. O Padre Lino Brunel iniciou as celebrações ao pé da Cruz. Os setores, CAEP, CATEQUESE, LITURGIA, começaram a se organizar. Os cultos começaram a acontecer todos os domingos.

Quando foi erguido o centro comunitário, a comunidade católica sentiu vontade e a necessidade de escolher o Santo Padroeiro. Organizaram uma pesquisa, visitaram famílias e estas indicaram vários nomes, houve nova reunião e então com a participação de 147 pessoas, nasce o Padroeiro, o nosso querido São Francisco de Assis, defensor da Natureza, dos animais e dos pobres. Não poderia ser outro, no Jardim das Avenidas este bairro que tem suas ruas com nome de flores.

A Igreja foi sendo erguida com o trabalho árduo de muitas pessoas evangelizadoras da comunidade. Faziam rifas, festinhas feitas em tendas, enfim, tudo o que podia ajudar para que a igreja se tornasse uma realidade.

E nesta caminhada de evangelização, a comunidade foi crescendo na fé, no ardor missionário, formando equipes com lideranças nas pastorais que estão funcionando muito bem.

A comunidade hoje tem a capela praticamente pronta, com o sacrário, sendo que temos celebração da Santa Missa, na primeira sexta-feira do mês, e no segundo domingo do mês. Nos demais domingos realizamos a celebração da palavra com a Santa Eucaristia, sendo que cada domingo tem uma equipe responsável pela celebração, com seu coordenador, ministros extraordinários da comunhão e equipe de canto.

Os grupos de família são uma realidade na nossa comunidade, embora, no ultimo ano tenha diminuído um pouco, mas, os que continuam, fazem realmente a diferença e participam com ardor.

As reuniões do CPC acontecem sempre e são muito organizadas, sendo que em todos os meses, na missa do dizimo, é apresentado a todos o balancete do mês anterior.

Está é a comunidade da qual temos benção de morar, participar e viver com muita alegria.

Fonte: Comunidade Jardim das Avenidas (Regina Costa - Agente Pascom)

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Praça Hercílio Luz, 286, Centro, Araranguá/SC - Cep 88900-000