PASTORAIS

Movimento do Cursilho

 Movimento do Cursilho

É um Movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do fundamental cristão, ajudar a descobrir, a realizar e respeitar a vocação pessoal, visando criar núcleos de cristãos que fermentes de Evangelho os ambientes. 
MCC tem uma finalidade que pode ser dividida em três, conforme o prazo em que deve ser atingida: 
finalidade imediata – possibilitar a vivência e a convivência do fundamental cristão, 
finalidade mediata - criar núcleos de cristãos 
finalidade última - fermentar de Evangelho os ambientes – 
homens e mulheres, jovens ou adultos – que passam pelo Cursilho tem por missão fazer com que os ambientes nos quais vivem, sejam impregnados pelos valores e pelos critérios do Reino de Deus, anunciado por Jesus, tornando-os assim, ambientes dignos de hospedar os filhos e as filhas de Deus neste mundo. 
O Cursilho é uma palavra espanhola, que quer dizer "pequeno curso", de pouca duração. Teve origem na Espanha, através de um grupo de jovens pertencentes à juventude de ação católica espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca – Ilha de Maiorca, em agosto de 1948. O Movimento se espalhou por toda a Espanha e transpôs fronteiras propagando-se por todo o mundo. No Brasil, foi realizado o 1º. Cursilho em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de Campinas. Atualmente, realizam-se Cursilhos em todos os estados brasileiros. 

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Praça Hercílio Luz, 286, Centro, Araranguá/SC - Cep 88900-000
Telefone/Fax: (48) 3522-0271 | Email: pmaedoshomens@diocesecriciuma.com.br