PASTORAIS

Pastoral Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional é um serviço e uma Pastoral na Igreja que tem por objetivo despertar em todo o povo de Deus a consciência de que somos chamados, somos convocados por Jesus Cristo a sermos discípulos-missionários.

Pastoral Vocacional tem suas raízes no chamado que Jesus fez aos primeiros discípulos-missionários. Chamado esse que visava a construção do Reino de Deus nesta terra. Um Reino de paz, justiça e fraternidade. Todo batizado é também chamado a fazer a sua parte na construção do Reino, assumindo as responsabilidades que lhe competem para desempenhar a sua missão.

Por muito tempo na Igreja a ação da Pastoral Vocacional  era voltada especificamente aos jovens que queriam ingressar no seminário para serem padres, ou às jovens que queriam consagrar sua vida a Deus em uma Congregação Religiosa. Tanto que aPastoral Vocacional  antes do Concílio Vaticano II era conhecido como OVS (Obra pelas Vocações Sacerdotais). Já pelo nome se compreende que o enfoque era totalmente específico e direcionado a uma vocação.

Com o Concílio Vaticano II, que foi a expressão de uma grande mudança na Igreja, a vocação passou a ser vista mais como serviço do cristão à humanidade inteira. Isso favoreceu o protagonismo das vocações laicais na Igreja, mostrando que para servir a Deus não é necessário ser padre ou freira, mas que toda vocação bem vivida traz frutos para a pessoa que a vive e para toda a humanidade.

As vocações passam a ser vistas a partir da vocação universal à santidade que nasce em nosso bastimo e que é comum a todos os fiéis (Cf. LG 39-40). A base comum da nossa vocação é o batismo que nos chama a ser outros cristos no mundo. Cada um vai responder a esse chamado conforme suas condições e aptidões. Não importa o que fazemos, mas sim o como e o porquê fazemos.

Assim todo serviço e toda pastoral que se realiza na Igreja tem uma base vocacional. A Pastoral Vocacional  não pode ser um apêndice ou uma atividade paralela na comunidade eclesial, mas deve envolver todas a pastorais e serviços. A dimensão vocacional deve interagir com outras pastorais principalmente com a familiar, com os adolescente, com os jovens, com a catequese.

Pastoral Vocacional

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens