Notícias

Emoção marca entrega de novo manto


Araranguá

Intitulado como o mais belo de todos os tempos, o novo manto de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira de Araranguá, foi apresentado para os devotos na noite desta terça-feira, 1, em missa presidida pelo Bispo da Diocese de Rio do Sul, Dom Onécimo Alberton.

Repleto de simbolismo, o novo manto foi confeccionado pelo ateliê Fernanda Conti, de Araranguá, a mesma responsável pelo vestido da Mãe dos Homens. “Foram mais de seis meses elaborando o novo manto da padroeira. A cada detalhe colocado no manto a emoção era imensa”, conta Fernanda.

O manto deste ano foi doado por um grupo de cinco amigas, Ana Paula Valgas, Cintia Santos, Mariza Sala, Viviane Maciel e Karine Rocha. “Nós trabalhamos juntas e sempre fomos devotas da padroeira e um dia decidimos deixar nosso nome a disposição por amor à padroeira. No ano de 2017 fomos informadas que seriamos as doadoras do manto de 2018, Presentear a mãe do céu é emoção difícil de descrever”, ressalta Karine. 

Após ser abençoado, o manto foi colocado na padroeira pelo vigário paroquial, Frei Marcos Huk, aplaudido de pé pelo público presente.

O manto

Neste ano o manto é repleto de simbolismo, ressalta Padre Alírio Leandro, pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens. “Temos no manto a imagem da igreja – futuro santuário-, do sol, que representa a luz de Cristo, além disto, há as bandeiras do Brasil e do Vaticano, que simbolizam a unidade com toda igreja, além de outros símbolos importantes que fazem parte destes 170 anos de história”.

Fazer parte destes momentos em um ano tão importante gera muita emoção, afirma o pároco. “Sinto-me uma gota de água em meio a tantas bênçãos e graças de Maria. Apenas sou um instrumento nas mãos de Deus, mas penso somos uma geração privilegiada por vivenciar estes momentos”.

Coroação

As emoções não param por ai, nesta quinta-feira, 03, a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens deverá ser coroada, após um translado pelas ruas da cidade de Araranguá e missa presidida pelo Bispo Emérito da Diocese de Monte Negro, Dom Paulo de Conto.

Neste ano, 170 crianças irão participar do ato de fé, um dos mais esperados pelos devotos, conta uma das coordenadoras, Débora Alano. “Em um ano tão importante, resolvemos envolver as crianças na coroação da padroeira da cidade de Araranguá. Além delas, por meio desta coroação queremos homenagear todos que fazem parte desta trajetória de 170 anos. Será uma coroação muito bonita e emocionante”.

A ANUNCIAÇ...Leia mais

Localização