PASTORAIS

Movimento de Irmãos

 Movimento de Irmãos

Movimento do Cursilho

 Movimento do Cursilho


É um Movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do fundamental cristão, ajudar a descobrir, a realizar e respeitar a vocação pessoal, visando criar núcleos de cristãos que fermentes de Evangelho os ambientes. 

MCC tem uma finalidade que pode ser dividida em três, conforme o prazo em que deve ser atingida: 

finalidade imediata – possibilitar a vivência e a convivência do fundamental cristão, 

finalidade mediata - criar núcleos de cristãos 

finalidade última - fermentar de Evangelho os ambientes – 

homens e mulheres, jovens ou adultos – que passam pelo Cursilho tem por missão fazer com que os ambientes nos quais vivem, sejam impregnados pelos valores e pelos critérios do Reino de Deus, anunciado por Jesus, tornando-os assim, ambientes dignos de hospedar os filhos e as filhas de Deus neste mundo. 

O Cursilho é uma palavra espanhola, que quer dizer "pequeno curso", de pouca duração. Teve origem na Espanha, através de um grupo de jovens pertencentes à juventude de ação católica espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca – Ilha de Maiorca, em agosto de 1948. O Movimento se espalhou por toda a Espanha e transpôs fronteiras propagando-se por todo o mundo. No Brasil, foi realizado o 1º. Cursilho em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de Campinas. Atualmente, realizam-se Cursilhos em todos os estados brasileiros. 

Grupo de Jovens

 Grupo de Jovens 



O objetivo do Grupo de Jovens na igreja é fazer um trabalho de evangelização com os jovens das comunidades.


Instigar a união e o respeito mútuo, solidifica os valores sociais e religiosos, seguir os passos de Jesus e levar a todos a sua palavra.





Grupo de Famílias

 Grupo de Famílias


OGrupo de Famílias se interessa por toda e qualquer realidade familiar e da igreja. É uma pastoral ampla, abrangente que age unida a outras pastorais. Tem contudo, uma atuação própria, especifica. Por isso precisa de agentes especializados. Ela é muito mais abrangente que os movimentos familiares e os serviços à família com a pastoral familiar. São coisas distintas, que precisam ser integradas.




 
Pastoral do Batismo

 Pastoral do Batismo


A equipe de batismo tem como missão conscientizar pais e padrinhos, da grande responsabilidade de apresentar seus filhos e afilhados para esse Sacramento.


O Batismo é o sacramento de entrada na comunidade cristã e a semente da vida em comunidade. Como toda semente, batismo deve ser cuidado, adubado, regado, para que cresça e produza frutos.


Por isso, os pais e padrinhos, ao pedirem o Batismo para a criança, devem preocupar-se com a formação humana e religiosa de seu filho ou afilhado.

Pastoral do Matrimônio

 Pastoral do Matrimônio


"O que Deus uniu o homem não separa." (Marcos: 10, 2-16)


A Pastoral tem como objetivo mostrar, aos noivos, o verdadeiro sentido do sacramento do matrimônio, orientar sobre a vivência depois do casamento, através de testemunhos dados por casais e ajudá-los a entender a palavra de Deus que diz sobre a santidade do casamento.


A preocupação da pastoral é formar casais para que possam viver realmente o matrimônio, seguindo a vontade de Deus e suas palavras.

Pastoral Catequética

 "Deixai vir a mim os pequeninos porque deles é o Reino dos Céus!"


A catequese é caminho para o discipulado e missão. Através dos encontros, nossa missão é fazer com que os ensinamentos e Palavra de Deus sejam semeados nos corações e deem frutos para uma vida de amor, doação e santidade.


Para isso, a catequese está presente em todas as idades e é uma educação contínua na fé.


O catequista tem a grande missão de ser sinal vivo de Deus, na vida do catequizando. Porém, os pais precisam estar cientes de que, cabe a eles, a grande missão de evangelizar os filhos e, por isso, levá-los desde cedo para descobrir as maravilhas de Deus.

Pastoral da Comunicação



O que é a PASCOM?


 


PASCOM, significa Pastoral da Comunicação, e exerce o SERCOM (na operacionalização) - Serviço de Comunicação constituída pelos agentes da PASCOM nas comunidades dos diversos setores de pastorais e movimentos.


 


A PASCOM, é formada em primeiro lugar, por católicos crentes e cristãos, não por propagandistas políticos, defensores de interesses particulares, ou simplesmente quem cuida da comunicação da igreja, etc.


 


A PASCOM serve ao Evangelho e à Igreja através da comunicação. Utilizando-se de todos os meios possíveis, tais como: murais, boletins, informativos, rádio, TV, sites, blogs, twitter, facebook e etc...


 


Uma das funções primordiais da PASCOM é auxiliar as demais Pastorais constituídas na Paróquia, colaborando para a comunicação correta entre as pastorais. Pois a principal comunicação das PASCOM deve ser para a Igreja.


 


A PASCOM tem uma tarefa, que lhe foi confiada e que lhe obriga a falar em nome de alguém, da Igreja, e não de expressar a opinião pessoal de seus membros.


 


É um serviço que se insere numa comunidade, que é a Igreja, encarnada em instituições e pessoas concretas, como a Conferência Episcopal, ou a Diocese, ou o Bispo, ou a Paróquia.


 


Por que fazer parte da PASCOM?


 


Para poder dar a parcela de contribuição necessária para que o Evangelho de Jesus Cristo seja conhecido e compreendido através das palavras e dos testemunhos da Igreja.


 


Qual a forma correta de exercer a função de AGENTE DE PASCOM?


 


Com alegria, amando a comunidade da Igreja e considerando que é uma honra servi-la, e que geralmente é mais útil transmitir aos outros o que lhes diz o Papa ou o Bispo ou o Padre do que aquilo que qualquer um de nós pode inventar pessoalmente.


 


Deve-se também compreender que o modo de comunicar, a linguagem respeitosa e verdadeira, têm que refletir o amor de Deus pelo mundo.


 


Qual o verdadeiro objetivo da comunicação da PASCOM?


 


“Comunicação para a comunhão”, ou seja, os membros da PASCOM comunicam para criar comunhão entre o homem e Deus, entre a sociedade e a Igreja, dentro da Igreja... além de divulgar e auxiliar o que está acontecendo ou vai acontecer em nossa comunidade e/ou pastoral.


 


FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM DESTA PASTORAL!!!

Anterior  0  1 

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Praça Hercílio Luz, 286, Centro, Araranguá/SC - Cep 88900-000
Telefone/Fax: (48) 3522-0271 | Email: pmaedoshomens@diocesecriciuma.com.br