Pastorais

Pastoral do Batismo

Desde as suas origens, a Igreja cumpre o mandato de Jesus, que ordenou: “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito (vitae spiritualis janua), e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado, e regenerados como filhos de Deus.

O Batismo é o sacramento de entrada na comunidade cristã e a semente da vida em comunidade. Como toda semente, batismo deve ser cuidado, adubado, regado, para que cresça e produza frutos.

Tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão (CIC 1213). Buscando cumprir este pedido de Jesus, a Igreja criou a Pastoral do Batismo.

A equipe de batismo tem como missão conscientizar pais e padrinhos, da grande responsabilidade de apresentar seus filhos e afilhados para esse Sacramento.

Por isso, os pais e padrinhos, ao pedirem o Batismo para a criança, devem preocupar-se com a formação humana e religiosa de seu filho ou afilhado.

Coordenador: Gilberto Clemes. Fone: (48) 988182175