Pastorais

Ministro Extraordinário da Comunhão (MEC)

O ministro extraordinário da comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou em outras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.

São estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão:
- Distribuição da comunhão na missa.
- Distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem.
- Administração do viático.
- Exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo).

Preparação e designação dos ministros extraordinários da comunhão
Os ministros extraordinários da comunhão devem ser escolhidos entre a comunidade cristã respectiva e devem ser pessoas idôneas e com boa prática cristã. Na maior parte das dioceses, os candidatos, antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro.

Coordenadores: Luiz Cornélio Pacheco Francisco e Arlete Nunes Francisco. Fone: (48) 99935.9065.