Pastorais

Pastoral da Acolhida

Parte da seguinte certeza: “quem vos recebe a mim recebe; quem vos rejeita a mim rejeita”. A pastoral da acolhida deve dar um clima de família para nossas paróquias; ela conseguirá isso se realmente os seus membros se preocuparem pelos que vêm à Igreja. É preciso saber escutar, ter iniciativa, conseguir ver os detalhes, se antecipar às necessidades dos outros.

Os membros da pastoral da acolhida devem se esforçar para ter a caridade de Cristo, a atenção de Maria, o espírito de serviço dos santos. Isso será alcançado na medida em que eles se aproximarem mais do Senhor, na oração sincera, na devoção verdadeira à Santa Eucaristia, na confiança absoluta na graça de Deus. A pastoral da acolhida deve ter a certeza de que somos acolhidos por Deus e por isso podemos ser seus instrumentos, deve ser uma referência de amizade aos que vêm à Igreja. Buscar conhecer as pessoas, respeitá-las nas suas limitações, se apresentar sempre como disponível a ajudar. Ser a voz da Igreja mais próxima das pessoas, com suas necessidades reais.